Não se fala em outra coisa nos últimos dias, o projeto de lei SOPA Stop Online Piracy Act vem gerando uma onda de protestos. Isso porque o tal projeto visa erradicar a pirataria na internet. Para tal o governo dos Estados Unidos poderia colocar o site acusado de crimes contra copyrigth em uma lista negra de DNS e sistemas de busca ,o que deixaria o site inacessível e acarretaria uma pena de cinco anos de prisão.
Grupos como Facebook, Google e Twitter mostram-se contrários ao projeto. Mark Zuckerberg publicou em sua página no Facebook a sua contrariedade ao projeto: “A internet é a ferramenta mais poderosa que temos para criar um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar que leis mal pensadas fiquem no caminho do desenvolvimento.”
O Google por sua vez colocou uma tarja preta em seu logo na página de busca e o Wikipédia tirou sou página do ar como forma de protesto.
Enquanto isso empresas conhecidas como Apple, Microsoft, Adobe, Intel, Symantec, entre outras, apesar de não se pronunciarem, formam o Business Software Alliance um grupo que defende abertamente a aprovação do SOPA. Vale lembra que empresas do ramo de entretenimento como produtores de filmes e gravadoras de discos apoiam também o projeto de lei.
Gabriela Nart Gonçalves

Assinar feed e-mail



